Sejam bem vindos...

Obrigada por visitar meu blog!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pato no Tucupi!!!

Como prometi, segue a receita, passo a passo de uma iguaria... Pato no tucupi!!!

Ingredientes:

01 – 1 pato grande
02 – para um pato grande 4 litros de tucupi cozido, caso esteja cru, serão 5 litros
03 – um maço de chicórias
04 – 6 maços de jambu
05 – 2 maços de alfavaca
06 – 2 cebolas grandes e picadas
07 – 3 dentes de alhos e amassados

Preparo do pato:

No dia anterior, lave e corte o pato e tempere a gosto. Deixe-o marinando de um dia para o outro. Mas também pode ser assado , é só lavá-lo e temperá-lo. Mas atenção, depois de assado, deve-se cortá-lo antes de colocá-lo no tucupi já cozido.


O tucupi:

Aconselho comprar o tucupi já cozido, mas muito cuidado com a higiene do local que você irá comprá-lo. Nesta minha versão ele está cru, então você deve fervê-lo com a chicória, alho e cebola. Coloque no fogo e esqueça por umas duas horas.

Tucupi cru sendo fervido com chicória, alho e cebola


As folhas

O jambu e a alfavaca devem ser lavadas em água corrente e reserve-as separadamente. A alfavaca você coloca logo em seguida no tucupi para o cozimento. O jambu deve ser escaldado e só depois vai para o tucupi.


Alfavaca

Jambu

Jambu escaldado


Montagem:

Depois do tucupi já cozido, repare que haverá
uma diminuição da quantidade, já que o mesmo passou muito tempo até chegar no seu ponto. Tucupi cozido, e as folhas já dentro é hora de colocar o pato assado e, lembrando, já cortado. Deixe o pato cozinhando por uns 40 minutos ou, até a carne ficar macia.
Sirva quente, com arroz branco, farinha do uarini e pimenta murupi.



3 comentários:

carlesso disse...

Muito bom, me ajudou bastante no preparo do pato. Sou de Macapá-AP e estou morando em Porto Alegre-RS, não lembrava a quantidade, nem que deveria assar.

carlesso disse...

Muito bom, me ajudou bastante no preparo do pato. Sou de Macapá-AP e estou morando em Porto Alegre-RS, não lembrava a quantidade, nem que deveria assar.

Luiza Amorim disse...

Olá Carlesso, fico feliz por ter ajudado de alguma forma!Tá morando no sul? Que bacana! obrigada pelo comentário, vou atualizar o blog este FDS... Abraços..