Sejam bem vindos...

Obrigada por visitar meu blog!

domingo, 1 de agosto de 2010

Tapioquinha com manteiga

Tapioquinha pronta...Hummm!




Tapioquinha tradicional, muito simples:

Compre um pacote da goma de tapioca, pode ser 500 gr ou 1kg... Coloque toda a goma no prato, solte toda a goma com as duas mãos. Em seguida aqueça uma frigideira antiaderente ou de ferro, não coloque manteiga, nem óleo, só aqueça. Em seguida distribua a goma por toda frigideira, como na foto acima. Mexa a frigideira com cuidado, e quando notar que toda a goma ficou unificada, vire-a para aquecer o outro lado. A seguir, coloque no píres e passe manteiga na hora! Enrole a tapioquinha, em forma de cone. Tudo pronto, sirva com café...

Obs.: o recheio é com você, pode ser de diversas maneiras, só manteiga, queijo coalho, leite moça, presunto... O gosto de cada um é o que conta.

Leia um pouco sobre a mandioca:

Macaxeira, mandioca e aipim, são alguns dos diversos nomes pelos quais é conhecida essa raiz que tem uma casca rugosa, facilmente destacável, e que, dependendo da variedade, pode atingir até 1 metro de comprimento. Originária da América do Sul, ela já era largamente utilizada como alimento pelos índios muito antes do descobrimento do Brasil, tendo sido transmitido por eles o hábito de consumi-la. Com sua farinha são feitos beijus, pirões, sopas e mingaus, e seu polvilho é aproveitado para engomar roupas e na fabricação de explosivos.


A classificação da mandioca baseia-se no teor de uma substância tóxica que ela possui: o ácido cianídrico. A mandioca-brava ou mandioca-amarga ou simplesmente mandioca é rica em ácido cianídrico, mas perde sua toxicidade no processo do cozimento e torrefação. Com ela são produzidas a farinha e a tapioca. A mandioca é matéria-prima de duas receitas típicas do Pará: com um caldo amarelo extraído da mandioca e cozido por dias, é preparado o tucupi; com suas folhas e carne de porco salgada se prepara a maniçoba.

A mandioca-mansa ou mandioca-doce ou aipim tem as raízes comestíveis, podendo ser consumido cozido ou assado (com uma calda doce para o café da manhã ou puro como acompanhamento de carnes). É também essa variedade a utilizada para o preparo de bolos e pudins.

Fonte.: http://comendobem.wordpress.com/2008/05/09/aipim-mandioca-macaxeira-como-comprar-escolher-conservar-usar-congelar-beneficios-propriedades/